Notícias

Em 18/05/2017 às 15h43

Prefeitura concede Medalha José Alencar a 30 muriaeenses

Honraria tem objetivo de reconhecer trabalho de pessoas que contribuíram para desenvolvimento da cidade


No dia que Muriaé completou 162 anos de emancipação político-administrativa, 30 personalidades receberam a Medalha do Mérito Muriaeense "José Alencar Gomes da Silva", concedida pelo prefeito Grego. A solenidade, que aconteceu na noite de terça-feira (16), no auditório do Memorial da Fundação Cristiano Varella, teve o objetivo de homenagear pessoas que, com o seu trabalho, tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade.

O evento deste ano teve como novidade a inclusão de homenagem póstuma, dedicada a José Alcino Bicalho, que morreu em julho do ano passado aos 96 anos de idade. Ex-deputado estadual, trabalhou também como diplomata e assessor político de Juscelino Kubitschek. Foi ainda poeta e colecionador de livros, tendo seu nome eternizado na Academia Muriaeense de Letras.

De acordo com o prefeito Grego, todos os agraciados fizeram por merecer o recebimento da honraria. "A Medalha José Alencar simboliza o nosso reconhecimento ao esforço e à dedicação de cada um dos homenageados. Felizmente, nossa cidade conta com inúmeras pessoas empenhadas em fazer sempre o melhor e dispostas a construir um novo caminho para Muriaé", destaca.

Medalha leva nome de ex-vice-presidente nascido em Muriaé
A concessão da Medalha do Mérito Muriaeense foi criada em 2013, com o intuito de promover reconhecimento ao trabalho de pessoas que tenham colaborado para o engrandecimento do município. Como patrono, foi escolhido o ex-vice-presidente da República José Alencar Gomes da Silva, muriaeense nascido no distrito de Itamuri e que se tornou símbolo de persistência em sua luta contra o câncer.

Veja abaixo os homenageados deste ano:

ALEX REIS PEDROSA
Filho de Francisco de Assis Pedrosa e Maria da Cruz Reis Pedrosa, Alex Reis Pedrosa nasceu em Porciúncula (RJ), em 29 dejaneiro de 1979. Veio para Muriaé, onde estudou na Escola São Paulo. Mais tarde, formou-se em Administração de Empresas pela Universidade Castelo Branco, no Rio de Janeiro. Atualmente, trabalha como empresário e exerce serviço pastoral voluntário na Igreja Metodista Central, além de ser diretor de uma clínica de acolhimento e tratamento de dependentes químicos em Muriaé e vice-presidente do Instituto Mateus Sena, que cuida de crianças com síndrome de Down.

ALUIZIO ALÓ PEREIRA DE MELO
Nasceu em 21 de outubro de 1948, em Itamuri, distrito de Muriaé, e passou a ajudar seus pais nos serviços rurais bem cedo, ainda com cinco anos de idade. É casado com a professora Avany Barros da Silva Melo, com quem tem três filhos e quatro netos. Ao se mudar com a família para a cidade, Aluizio concluiu seus estudos e logo começou a trabalhar na empresa Móveis Imaculada Conceição. Alguns anos depois, mudou-se para o Rio de Janeiro e, mais tarde, para Cantagalo, onde fez cursos técnicos e teve sua primeira experiência profissional na área de topografia. Passou ainda por Volta Redonda e Conselheiro Lafaiete. Em 1974, formou-se como engenheiro agrimensor pelo Instituto Técnico Álvaro da Silveira, em Belo Horizonte. Quatro anos mais tarde, de volta a Muriaé, fundou a empresa Topogram e, desde então, vem prestando serviços de agrimensura e topografia por toda a região sudeste, atendendo grandes empresas do país. Por sua vasta experiência na área, acumulada em mais de 40 anos de carreira, atua ainda como perito em causas judiciais.

ÂNGELA APARECIDA SOUZA FURTADO
Nascida em 5 de junho de 1972, na comunidade de São João do Glória, em Muriaé,  Ângela Aparecida Souza Furtado é filha de Paulo Plobo de Souza e Aparecida Carmen Souza, sendo a primogênita dentre quatro irmãos. É casada há 26 anos com Sebastião Furtado Júnior, o Tão Pé-no-Chão. Reside e trabalha há cerca de 30 anos no bairro Santa Terezinha, onde é comerciante no ramo de açougue e mercearia. Junto de seu marido, procura sempre desenvolver uma relação pautada na amizade e confiança com os demais moradores da comunidade. Para Ângela, receber a Medalha José Alencar simboliza a valorização e a força das mulheres do bairro Santa Terezinha.

ANTÔNIO LUIZ FERREIRA
Filho de Creuto Ferreira da Silva e Sebastião Conceição Ferreira, Antônio Luiz Ferreira nasceu em Apiacá (ES), em 13 de junho de 1952. Veio para Muriaé aos 17 anos de idade, onde se casou com Maria José de Souza Ferreira. É pai de três filhos: Rodrigo, Luiz Fernando e Bruno. Na cidade, iniciou sua vida trabalhando no chamado "Posto do Aterro". Mais tarde, foi também bancário no extinto Banco da Lavoura do Estado de Minas Gerais e integrou a diretoria do Nacional Atlético Clube. Foi ainda presidente do antigo Centro Educacional de Muriaé, o CEM. Em 1988, foi eleito vereador. Ao longo da legislatura, desempenhou funções na Comissão de Legislação, Justiça e Finanças e também em comissões especiais. Apresentou diversas proposições e participou ativamente da elaboração da Lei Orgânica do Município. Ao encerrar seu mandato, assumiu o cargo de diretor da Câmara Municipal, no qual permaneceu até se aposentar.

CARLOS EDUARDO FELIPPE FERES
Filho de Foad Feres e Gilka Gabriela Dutra e Mello Felippe Feres, o médico Carlos Eduardo Felippe Feres nasceu em Muriaé, em 13 de maio de 1957. Sua família é repleta de personalidades muriaeenses ligadas à area da saúde - dentre eles, seu avô, o farmacêutico Dr. Paschoal Bernardino, e seu tio, o médico Dr. Gilmar Dutra e Mello Felippe. É pai de dois filhos, Lázaro Antônio e Lara Maria, frutos de seu casamento com a médica Rosemairy Francisco Feres, falecida em 2005. Atualmente, é casado com a professora psicóloga Raquel Corrêa de Araújo Feres. Formou-se em 1980 pela Faculdade de Medicina de Petrópolis. Fez sua primeira residência médica em Cirurgia Geral e, posteriormente, em Urologia. Retornou a Muriaé em 1984, dando início às suas atividades no Hospital São Paulo, onde já exerceu a função de diretor clínico. Atualmente, é presidente do Centro de Estudos e Pesquisas e do Conselho de Ética da instituição, além de também coordenar o programa de Residência Médica. Ao longo de sua carreira, acumulou títulos e nomeações, tornando-se membro da Associação Médica e Sociedade Brasileira de Urologia e também da Sociedade Brasileira de Cancerologia. Em 1999, foi condecorado com a Medalha do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

CARMEN MARIA CARNEIRO
Nascida em Castro, no Paraná, Irmã Carmen Maria Carneiro é a segunda dos quatro filhos do casal Francisco Roberto Carneiro e Denerina Carneiro Kravutscke. Aos 18 anos, ingressou na Congregação das Irmãs de Santa Marcelina, dando início à sua formação na vida religiosa, passando por Rio de Janeiro, Botucatu e São Paulo. Chegou a Muriaé em 1987, para seu primeiro período em nossa cidade. Durante 13 anos, continuou sua formação religiosa, graduou-se em Letras e Pedagogia e atuou no Colégio Santa Marcelina, dedicando-se como professora e coordenadora na formação de seus alunos. Em 2000, foi transferida para Botucatu. Oito anos depois, retornou a Muriaé, inicialmente como diretora pedagógica e, mais tarde, assumindo a direção administrativa do Colégio Santa Marcelina da nossa cidade. Membro do Conselho Regional das Irmãs de Santa Marcelina, a Irmã Carmen tem atuação de destaque na formação de novas Marcelinas e também em favor da educação em Muriaé.

FREDERICO FARIA SILVA
Nascido em Itaperuna (RJ), em 22 de abril de 1974, Frederico Faria Silva é filho de Salvador da Silva e Luzia Nilza Faria Silva. É casado com Jenefer Silveira Soares e pai de duas filhas: Giovana e Antonella. Graduou-se em Medicina no ano 2000, na Faculdade de Medicina da Universidade Iguaçu, formando-se em Cardiologia e Clínica Médica. Realizou ainda pós-graduação em Terapia Intensiva pela Faculdade Redentor. Em Muriaé, iniciou suas atividades em 2005, no Prontocor. Em 2011 e 2012, fundou a Clínica Cardiovida em Eugenópolis e Divino, respectivamente. Ao todo, trabalha com um público estimado em cerca de 10 mil pacientes cadastrados. A Medalha José Alencar Gomes da Silva é a segunda honraria recebida por Dr. Frederico em nossa cidade. Em 2011, ele já havia sido condecorado com o título de Cidadania Muriaeense, concedido pela Câmara Municipal.

GUINÉ GARCIA DE SOUZA

Guiné Garcia de Souza, conhecido popularmente como Betim Guiné, nasceu em 29 de julho de 1945 em Muriaé, na comunidade de Patrimônio dos Carneiros. Filho do Sr. Renê Garcia e Dona Golnária, é casado há 45 anos com Adicélis Stanzani, pai de três filhos e avô de quatro netos. Exerce há 50 anos a profissão de contador e se destaca em nossa cidade também pela atuação no ramo da indústria de esquadrias de ferro e alumínio, bem como produtor rural. Cidadão consciente de seus direitos e deveres, procura sempre participar ativamente da política municipal, estadual e federal, sempre valendo-se dos princípios de honestidade com os quais construiu sua vida profissional e passou para seus filhos.

JOANA D’ARC ROCHA E SILVA
Filha de Nair Trambaioli Rocha e Mario Gonçalves Rocha, Joana D’Arc Rocha e Silva nasceu em Muriaé, em 28 de julho de 1945. Casada com Luiz Gonzaga da Silva, é mãe de três filhos e avó de cinco netos. Estudou no Colégio Santa Marcelina e na Faculdade Santa Marcelina de Muriaé. Dedicou toda sua vida profissional à educação, lecionando, inicialmente, no Ensino Fundamental e, depois, ministrando aulas de Psicologia para alunos do curso de magistério. Atuou ainda como inspetora escolar em todos os municípios abrangidos pela Superintendência Regional de Ensino de Muriaé, aposentando-se em 2015.

JORGE FERES FILHO
Filho de Jorge Feres e Sônia Margarida Ferreira Feres, o arquiteto e urbanista muriaeense Jorge Feres Filho tem 54 anos de idade. É casado com Carla Cristina Bizzo do Amaral Feres e pai dos jovens Vitor e Artur. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1985. Exerce sua profissão em Muriaé já há 32 anos, onde está situado seu escritório, e atua também em diversas outras cidades da região. Com diversos projetos e obras de destaque em diversos segmentos – residencial, comercial, industrial, esportivo, religioso e de lazer – Jorge Feres Filho é, reconhecidamente, um dos mais influentes arquitetos da região.

JORGE FERREIRA RODRIGUES
Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 1977, Jorge Ferreira Rodrigues é um dos mais conceituados e renomados cirurgiões-dentistas de Muriaé e região. Seu currículo é recheado de especializações e títulos, destacando-se o de Mestre em Ortodontia. Trabalha também na formação de novos profissionais da área, como professor da Associação Brasileira de Odontologia, em Muriaé; da Faculdade Suprema ,em Juiz de Fora; e da Faculdade São Leopoldo Mandic, de Belo Horizonte. Atua, ainda, como conselheiro do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, na gestão 2017-2019.

JOSÉ GIL PEREIRA
Natural e Muriaé, o médico José Gil Pereira é casado e pai de quatro filhos. Graduou-se em 1974, pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, e iniciou suas atividades profissionais em Miraí. Retornou a Muriaé em dezembro de 1976, atuando por quase 30 anos como clínico no Hospital São Paulo. Também tem vasta experiência no serviço público, tendo atuado como médico do SUS em vários postos de saúde de Muriaé, inclusive em distritos. Após se pós-graduar em Acupuntura e Medicina Chinesa e fazer cursos de extensão em Pequim, obteve o título de de especialista em Acupuntura pela Associação Médica Brasileira. Desde 2006, exerce as atividades de Acupuntura e Medicina Chinesa em seu consultório. Na política, atuou como secretário municipal de Saúde em Miraí por dois mandatos e também em São Sebastião da Vargem Alegre, além de ter prestado serviços de assessoria em saúde em Santana de Cataguases. Em 2004, foi premiado pelo jornal Tribuna do Povo, de Leopoldina, e também pela revista Leia Hoje Brasil, como um dos melhores secretários de saúde do país.

JOSÉ MÁRCIO DE OLIVEIRA BARROS
Filho de Levy de Oliveira Barros e Maria Madalena da Matta Barros, José Márcio de Oliveira Barros nasceu em Itamuri e é o 12° dentre um total de 16 irmãos. Graduado em Direito pela Faculdade Vianna Júnior e pós-graduado em Direito Imobiliário pela Faculdade Veiga de Almeida, atua em duas frentes em nossa cidade. Como corretor e avaliador de imóveis, é sócio-diretor da empresa José Márcio imóveis LTDA e tem experiência de 35 anos no mercado imobiliário de Muriaé.  Já como advogado, destaca-se como atual vice-presidente da subseção Muriaé da Ordem dos Advogados do Brasil, na qual está inscrito já há 22 anos.

JOSÉ OLAVO TOSTES
A paixão pela advocacia está presente no sangue de José Olavo Tostes. Neto do inesquecível Dr. Olavo Tostes e filho do igualmente saudoso Dr. Hélio Tostes, o advogado é o responsável por dar prosseguimento a um dos mais tradicionais escritórios de Muriaé: o Tostes Advocacia, fundado em 1911. Nascido em Muriaé, José Olavo Tostes tem 65 anos de idade, sendo 42 deles dedicados à profissão. Graduou-se em Direito pela Universidade Cândido Mendes em 1974 e, no ano seguinte, pela mesma instituição, concluiu a pós-graduação em Direito de Empresas. Sua atuação em nossa cidade é muito mais do que um trabalho. Exercendo sua profissão, o Dr. José Olavo Tostes ajuda a manter viva a marcante história e as tradições de sua família em nossa cidade.

JOSÉ RESENDE FONTES FILHO
José Resende Fontes Filho - ou Zé do Zico, como é carinhosamente conhecido em nossa cidade - nasceu em Miradouro. Com 75 anos de idade, é casado, pai de um filho e avô de dois netos. Na vida profissional, atuou durante oito anos como diretor de vendas na Volkswagen de Muriaé. Mais tarde, trabalhou também como corretor de imóveis. Mas foi na política que ele se destacou e construiu sua carreira. Por 26 anos, foi assessor parlamentar do então Deputado Federal Lael Varella, desenvolvendo uma parceria de sucesso que rendeu frutos. Atualmente, Zé do Zico assessora o Deputado Federal Misael Varella, que sucedeu seu pai em Brasília.

MARIA APARECIDA DEL PENHO
Maria Aparecida Del Penho Pereira – ou simplesmente Dona Lia, como é carinhosamente conhecida em nossa cidade – é mãe de cinco filhos biológicos e um de criação. Professora por formação, atuou durante 33 anos no magistério, lecionando na Escola Estadual Doutor Silveira Brum. Em 1956, ou seja, há mais de 60 anos, Dona Lia começou a contribuir com um das grandes obras sociais existentes em Muriaé – a Pastoral da Mãe Gestante, projeto de utilidade pública reconhecido pela Prefeitura e que, atualmente, atende a um incalculável número de mulheres gestantes.

MÁRIO SERENÁRIO FILHO
Descendente de imigrantes italianos, Mário Serenário Filho nasceu na zona rural de Miraí, em 1941 - curiosamente, na mesma propriedade onde morava o ainda garoto José Alencar Gomes da Silva, patrono da Medalha do Mérito Muriaeense. Já em Muriaé, começou a trabalhar na Escola São Paulo, a fim de pagar seus próprios estudos. Mais tarde, formou-se em Contabilidade, trabalhando em escritório, na Líder Chevrolet e no Banco do Brasil, onde se dedicou durante 22 anos de sua carreira. Em 1990, assumiu a função de diretor na Paulienne Indústria de Roupas. Por meio de seu trabalho, ajudou a empresa a se tornar referência na região, colaborando para o crescimento de Muriaé através da geração de empregos e renda.

MÁRIO VEGGI
Nascido em 4 de abril de 1947, Mário Veggi é o décimo-segundo dentre os 13 filhos de Paulo Veggi e Emília Delfino Veggi. É casado com a professora aposentada Carmen Lúcia Ribeiro Veggi e pai de Maurício Ribeiro Veggi. Desde cedo, ainda com 12 anos, Mário passou a dedica-se à vida no campo, exercendo atividades na lavoura, agricultura e pecuária. Já na cidade, começou a trabalhar como açougueiro, montando seu próprio comércio na Rua Santa Rita. Mais tarde, passou a trabalhar como feirante - primeiro em sociedade com o Sr. Altino Pena e, posteriormente, por conta própria, permanecendo até hoje na função. Destaca-se principalmente na venda de cocos, tornando-se fornecedor direto para os trabalhadores autônomos que atuam com carrinhos em diversos pontos da cidade.

MOACYR SANTOS
Natural de São Francisco do Glória, o empresário Moacyr Santos tem 73 anos de idade. É casado há 50 anos com Carmen Lúcia, ao lado de quem construiu sua vida e teve três filhos e, até o momento, duas netas. Montou sua primeira capotaria ainda jovem, quando tinha apenas 22 anos de idade. Com determinação, persistência e muito trabalho, desenvolveu a empresa, transformando-a na Caposan que conhecemos hoje: indústria de estofamento para caminhões reconhecida em todo o país. Conhecido por seu jeito sempre alegre e extrovertido, Moacyr Santos é apaixonado por motociclismo e, além disso, também colabora com as causas sociais, atuando desde 1965 junto ao Rotary Club de Muriaé.

NAIR PAVÃO CIUDIN
Dona Nair Pavão Ciudin nasceu em 5 de março de 1936, na comunidade rural conhecida como Córrego dos Gomes. Casou-se aos 18 anos de idade com Silvio Ciudin, com quem constituiu sua família formada por sete filhos, nove netos e, até o momento, dois bisnetos. Em Itamuri, onde mora há 53 anos, é comerciante e tem participação ativa. Destaca-se como uma das principais lideranças políticas da comunidade, buscando, junto ao poder público, soluções para questões do dia-a-dia no distrito.

NIZE ESTELA GUARINO MEDEIROS
Nascida em Muriaé e com raízes em duas das mais tradicionais famílias da cidade, Nize Estela Guarino Medeiros é filha de Paulo Pacheco de Medeiros e Maria Guarino. Desde a infância, com seus pais e avós – José Pacheco de Medeiros e Gabriela Andrade Medeiros, por parte de pai, e José Guarino e Serafina Datoli, por parte de mãe – Nize aprendeu a amar e valorizar a cidade de Muriaé. Só saiu do município para estudar no Colégio das Irmãs do Sacré-Coeur, em Ubá. Após concluir os estudos, retornou a Muriaé, onde começou a trabalhar no tabelionato da família e, mais tarde, assumiu como titular. Considera uma virtude ser muriaeense, procurando sempre se lembrar de palavras do Hino da cidade: "Muriaé, pelo bem e o dever, o teu povo labuta a sorrir. Para gozar de perene prazer e gloriosa vitória a luzir".

ODILON PAIVA CARVALHO
Odilon Paiva Carvalho nasceu na cidade de Barra do Pirai?, estado do Rio de Janeiro, em 24 de outubro de 1954. Filho do produtor rural Odilon da Silva Carvalho e da farmace?utica Maria Helena Paiva Carvalho, é casado com a professora e advogada Genilda de Barros Flores Carvalho e pai de três filhos, todos tambe?m com formac?a?o na a?rea me?dica. Formou-se em Medicina em 1978, na Faculdade de Medicina de Vassouras. Exerceu toda a sua vida profissional em Muriaé, fundando o Hospital Prontocor, hoje referência regional na área cardiovascular. Na política, entre 1994 e 1996, foi secretário municipal de Saúde, montando equipes nas comunidades, criando as policlínicas municipais e fortalecendo a urgência e emergência nos hospitais da cidade. Em 2000, foi eleito prefeito e, ao longo de seu mandato, implantou altas complexidades médicas pelo SUS: oncológica na Fundação Cristiano Varella, cardiológica no Prontocor, além de ortopédica e neurocirúrgica no Hospital São Paulo.

OLGA MARIA GRINCENKOV SILVEIRA
Nascida em Muriaé, em 12 de janeiro de 1950, Olga Maria Grincenkov é filha de Michel Grincenkov e e Nilza de Carvalho Grincenkov. É viúva de Francisco Luiz Borges Silveira, com quem teve três filhos: Fabrício, Luiz Alexandre e Rodrigo Luiz. Estudou em escolas tradicionais de Muriaé e, em 1974, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na PUC-RJ, fez especialização e mestrado em Endocrinologia. Retornou para nossa cidade em 1993, trabalhando como endocrinologista e como perita médica do INSS. Foi ainda secretária e presidente do Centro de Estudos do Hospital São Paulo e também da Sociedade Médica de Muriaé. Já aposentada do serviço público, continua trabalhando em seu consultório. Tem também forte ligação com a área religiosa – com formação de especialista em Bíblia, atua como Ministra da Palavra e como professora no curso básico de Teologia da Diocese de Leopoldina.

RANGEL MARTINO DE OLIVEIRA PAIVA
O terceiro filho do casal Raymundo de Oliveira Paiva e Maria da Glória Martino de Oliveira Paiva nasceu em Uberlândia, em 26 de setembro de 1976. É casado com Pollyane Andrade de Carvalho Paiva e pai de dois filhos: Pedro e Maria Rosa. Reside em Muriaé há mais de 30 anos e aqui concluiu seus estudos no Ensino Fundamental e Médio. Em 2002, graduou-se em Direito na cidade de Juiz de Fora, realizando também cursos de atualização e especialização. Logo depois, retornou a Muriaé, onde começou carreira como advogado criminalista e também como professor da Unifaminas e de cursos preparatórios para concursos e exames da OAB. Após aprovação em concurso, Dr. Rangel Martino de Oliveira Paiva exerce, já há 10 anos, a função de Delegado de Polícia do Estado de Minas Gerais. Atualmente, é titular da Divisão de Homicídios, já tendo conseguido solucionar inúmeros casos criminais de grande repercussão ocorridos na comarca de Muriaé.

RITA DE CÁSSIA DE OLIVEIRA PAULA
Rita de Cássia de Oliveira Paula dedica sua vida em prol de Muriaé - especialmente em favor do bairro do Porto, onde há vários anos desenvolve atividades comerciais e realiza projetos sociais. Nos anos 90, colaborou com o desenvolvimento do bairro ao abrir a agência franqueada dos Correios, ajudando a engrandecer o comércio local. Hoje, já aposentada, coordena o Clube das Mães na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que leva atividades de costura, bordado, crochê e pintura a mais de 50 pessoas. Atua também como coordenadora, no mesmo local, do projeto "Obra da Mãe e Gestante Carente", que tem a finalidade de levar assistência social e promover amparo espiritual às mães. Este projeto conta com o apoio da Prefeitura de Muriaé, por meio de parceria com o posto de saúde do Porto, com a realização de palestras para levar informações às mulheres participantes.

SOLANGE APARECIDA BANDEIRA PERRY
Filha de Olício Soares Bandeira e Maria Muratori Bandeira, Solange Aparecida Bandeira Perry nasceu em Boa Família, distrito de Muriaé. É casada há 32 anos com José Perry, com quem tem dois filhos e uma neta. Comerciante e confeiteira, destaca-se pelo talento culinário, sendo conhecida por todos na região de Boa Família em virtude dos deliciosos bolos e assados que produz. Também atua como importante líderança no distrito onde nasceu e sempre viveu, fazendo contato junto aos órgãos públicos e buscando soluções para resolver problemas da comunidade.

VERA LÚCIA MARTINS JACINTO
Nasceu em 1957, em Conduru, distrito de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo. Veio para Muriaé aos 18 anos, após se casar com Jocilvo José Jacinto. É mãe de três filhos: Gleidison, Jocilvo Júnior e Verônica. Atuante no ramo de confecções, iniciou em 1978, em casa e junto de seu marido, uma pequena fábrica de pijamas, que logo começou a produzir também itens de cama e mesa - a Vera Lúcia Indústria e Comércio de Confecções, que já nos anos seguintes começava a dar sinais de seu potencial, ao levar seus produtos para toda a região sudeste. Com o falecimento do marido em 1996, Vera se uniu a seus filhos para tocar os negócios. Juntos, passaram a investir em máquinas de última geração e mão-de-obra qualificada, ampliando o atendimento para todo o território nacional. Há quase 40 anos no mercado, a empresa possui hoje um galpão de 12 mil metros quadrados no bairro Dornelas e uma fábrica de manta sintética. São mais de 130 colaboradores, atuando de forma decisiva na geração de emprego e renda em Muriaé.

WANDERLÉA CARDOSO DA SILVA RODRIGUES
Nascida em Muriaé, a servidora pública municipal Wanderléa Cardoso Silva Rodrigues já se dedica há 28 anos à Educação em nossa cidade. Atualmente, trabalha como diretora da Escola Municipal Professora Ionyr Bastos Dias, situada no bairro Padre Tiago. Anteriormente, já havia sido diretora e vice-diretora na Escola Municipal Professora Stela Fidélis, no bairro Aeroporto. Além da escola, Wanderléa atua também como diretora administrativa da Comunidade Terapêutica El-Shaday de Muriaé, trabalhando pela recuperação de moradores da nossa região.

WILSON CAETANO DOS REIS SANTOS
Natural de Pouso Alegre, no sul de Minas, o Reverendo Wilson Reis nasceu em 6 de janeiro de 1948. Casou-se com a pastora Neuza Maria Elpes, com quem teve três filhos: Edmilson, Josué e Isaías. Após passar por diversas cidades de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo, chegou a Muriaé em 1989, ficando à frente da sede local da Igreja do Evangelho Quadrangular. Atuou como membro de órgãos e comissões da instituição e, atualmente, é superintendente distrital e presidente do Instituto Teológico Quadrangular 028/MG. Em 1994, elegeu-se vereador, sendo o primeiro parlamentar evangélico da história de Muriaé. Na Câmara, implantou a leitura de passagens bíblicas nas reuniões semanais. Posteriormente, foi eleito para outros dois mandatos, tendo alcançado a presidência da casa em 2007.

JOSÉ ALCINO BICALHO (IN MEMORIAN)
José Alcino Bicalho foi uma das mais célebres personalidades de Muriaé e região. Nasceu em 9 de junho de 1920, em Santa Rita do Glória, atual Miradouro. Farmacêutico graduado pela antiga Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro, José Alcino Bicalho foi o primeiro prefeito eleito pelo voto direto no município de Miradouro. Na política, atuou ainda como Deputado Estadual de Minas Gerais e como assessor de Juscelino Kubitschek. Foi ainda diplomata, adido-chefe do Escritório Comercial do Brasil na França e cônsul honorário do Brasil no Marrocos. Também trabalhou como diretor-presidente da Usiminas por quase 20 anos e diretor-executivo do antigo Banco do Estado de Minas Gerais. Colecionador de livros, colocou seu acervo de obras raras à disposição do público, na Biblioteca Pública Estadual Luiz Bessa, em Belo Horizonte. Faleceu em Muriaé, em 26 de julho de 2016, aos 96 anos de idade, como membro da Academia Muriaeense de Letras.



Compartilhe: